Um blog onde a inteligência dos posts é comparável às intervenções do Mário Lino.

Ahh grande Saramago pá!

By Mike on 22:34

Filed Under:

Percebo perfeitamente que as mais recentes declarações do Saramago foram feitas num timming muito inteligente. Sei que o rapaz até escreveu um livro e soltar uma das suas ideias agora foi um acto inteligente. Sei também que Saramago não é um tipo perfeito e sinceramente até nem percebo qual é a dele de escrever tudo com aquelas pontuações erradas...uma pessoa quer ler um livro dele e essa leitura é o equivalente a ir numa daquelas estradas super-esburacadas e sem sinais de trânsito (perdoem-me a ignorância os intelectuais, mas eu sou assim)...mas sim o rapaz ainda por cima tem dúvidas acerca da sua nacionalidade e quase que se sente mais espanhol...

Bem, seja lá como seja adorei as críticas à Bíblia! Não sei se é algum tipo de vingança pelas tardes de sábado perdidas na igreja a contemplar candelabros ou pelos sermões do tipo chiclete, em que mastiga, mastiga e não se engole nada...e adorei de facto ver as reacções da igreja e de alguns portugueses.

E intolerância é a primeira palavra que uso para as descrever. Sinceramente até fiquei um bocado a pensar se muitos não estariam a agir como os muçulmanos quando se questionam o Alá. Vi uma tendência de partir para o insulto e não para debate, do género: "Ahh a bíblia é um antro do mal? Então tu Saramago és um idiota que deverias já renunciar à nacionalidade portuguesa, velhote do estupor e ainda por cima és comuna!". Em lado nenhum vi respostas mais racionais, do género "bem essa é a opinião dele, nós respeitamos, mas para nós as coisas são assim, assim e assado".
Sabeis vós. mais distraídos, que Saramago afirmou que a Bíblia é "o manual de maus costumes e um catálogo do pior da natureza humana". Iniciando a discussão disto, acho que é uma ideia válida. Não conheço a bíblia muito bem, mas muitas das suas passagens apelam-nos a duas coisas: medo (do tipo não mates o teu próximo porque podes ir para o inferno, ao invés de salientar "não mates o teu próximo, pois se começarmos a matar-nos como loucos, não há quem durma em paz") e crença cega ("bem eu vi Deus meu irmão e pá, Deus não estava com disposição de vos aparecer a todos, logo ele manda -vos dar esmolas aos pobres e fazer umas oferendas generosas aos Seus sacerdotes, tipo eu e tal..."). Ele fez essa interpretação, legítima, tal como outras milhares. Espero que sejamos todos inteligentes e saibamos discutir isto a modos de gente!

0 amostras de comentários for this post