Um blog onde a inteligência dos posts é comparável às intervenções do Mário Lino.

A crise, segunda temporada

By Mike on 22:30

amostras de comentários (0)

Filed Under:

Nunca fui daqueles que ligam muito às notícias. Sempre tive por hábito ignorar previsões e projecções. Tudo isto porque ninguém se entende, uns inventam de um lado, outros regam de outro. Uns acham as coisas demasiado más para se acreditar, outros acham que isto é o paraíso. Seja lá como for, é algo que estranhamente já começava a ignorar, embora sei que não devia.

Ora não tem muito tempo que noticiaram que Portugal já não estava em recessão, ou pelo menos percebi a notícia assim. Fiquei contente, pensei "Será que é desta que tiram a palavra crise e afins do dicionário? Será que vou conseguir passar 6h sem ouvir essa palavra?". Admito até alguma nostalgia, fiquei com pena desse termo que corria o risco de entrar em desuso.

Então não é que alguém, provavelmente algum saudosista decidiu noticiar que afinal Portugal está na banca rota? Pensei que seria alguma brincadeira de mau gosto, pois Portugal até é um país fantástico do ponto de vista financeiro, livre de qualquer tipo de dívida e que nunca vendeu a sua dívida a nenhuns árabes...mas de certo modo desconfiei, pois o Paulo Portas já naquele tempo andava à procura de submarinos em segunda mão, algo não poderia estar certo...

A notícia porém começou a repetir-se com os dias, na mesma medida que os inquéritos do caso TVI. Estamos mesmo em crise e à rasca, quem diria??!

Mas para não variar, começa a surgir a parte anedótica da coisa. Vão-se reduzir os subsídios de desemprego, querem reduzir pensões e ordenados. Até fazem inquéritos na SIC para ver se existe alguém parvo o suficiente para doar dinheiro ao país em nome de uma crise. Felizmente a percentagem de parvos foi baixa. Admito também que não sou parvo o suficiente para ceder o meu 13º mês, pois parecendo que não até me faz falta. Sei que faço parte da classe de esbanjadores (segundo a classe dos iluminados e sagrados banqueiros, que até nunca ajudaram à festa), mas creio que tenho todo o direito de ganhar o que mereço (e que nem ganho, curiosamente). E não é por nada, mas será que baixar ordenados não levará a greves, revoltas, confusões, tipo bronca da grande? Parecendo que não, baixar os ordenados e pensões de banqueiros, políticos, gestores libertaria uns milhões de uma forma bem mais fácil e o que até é giro é que eles nem podem fazer greve e não daria assim muita chatice e tal...

Mas deve ser de mim, que penso tudo ao contrário...

PS: A quantidade de ironia que tive de utilizar para efectuar este texto, se taxada pelo ministério das finanças deixaria-me tecnicamente falido! Mas é melhor estar calado e não dar ideias! Sorte a minha esta epidemia de falta de ideias dos cotas lá de cima!

Freeport, ser ou não ser...

By Mike on 18:30

amostras de comentários (0)

Filed Under:

Ontem à tarde perdi 40 mins da minha vida a assistir à audição de Manuela pela comissão de ética, cultura e sociedade, onde ouvi muito disparate e coisas sem interesse! Sinceramente nem gasto mais electricidade ou tráfego (mesmo gratuito) a criticar essa senhora, pois simplesmente não tem moral algum para criticar seja o que seja. Fez-me no entanto lembrar o quanto um processo em que ninguém respeitou antes de tudo o ambiente virou numa luta em prol da liberdade de expressão e uma luta contra um primeiro ministro.

Sinceramente a conveniência com que se muda os focos neste país é interessante. O foco aqui deveria ser o Ambiente, mas como o Ambiente não vende jornais e não faz ninguém parecer denunciador e herói, mudaram-se os focos.

Mas meus amigos, o ambiente parece-me um pouco mais forte que os políticos, que os jornalistas e os lobbies! Só naquela de quem não quer a coisa, o facto de se ter ignorado o ambiente e de se ter preferido os amigos do guito em prol do povo faz com que muita gente fique em perigo neste país...

Mas vá lá, a quem interessa isso? Se morrerem 100 pessoas, isso não afectará certas fortunas...se alguém ficar sem o trabalho de uma vida comprometido só porque a cidade em que vivia foi construída com os cérebros de políticos certificados por notas e cheques chorudos, que interessa? Se alguém que seja biólogo, geólogo, engenheiro conceituado abrir a boca e for censurado por frases como "ele não percebe nada disso" ou "está tudo previsto na lei", a quem interessa? A desgraça de uns tem o condão de fazer os vilões da história parecem os heróis...mundo confuso este, não é?

Religiões, religiões. religiões...

By Mike on 23:12

amostras de comentários (0)

Filed Under:

Com estes meses férteis em tragédias é curioso o facto das pessoas usarem qualquer coisa para apontar um milagre...bem eu também acho milagroso o facto da figura da virgem de Fátima estar intacta aqui pela Madeira...bem o livro de reclamações começa a apertar e vão havendo cada vez mais clientes insatisfeitos...
Perdoem-me, mas 43 mortos numa terra pacífica e devota parecem-me desajustados... de milagroso é apenas o facto de se conseguir contornar e inventar tanto nos PDM's...e de haver alguém que ainda ache o Alberto João o salvador...

Ámen!

20-02-10

By Mike on 00:14

amostras de comentários (0)

Filed Under:

Este é um post diferente. Espero que seja tão único como única será esta tragédia que por cá se verificou na Madeira. Foi de facto um dia terrível para mim e muita gente e nem perdi nada nem ninguém! Foi uma força de água brutal, algo nunca visto por mim! E a destruição causada parece surreal! Digna de um castigo divino.
Nestes momentos nunca sabemos como reagir. Ficamos sem comunicações e ficou de repente mais difícil de saber dos nossos...angústia na cara das pessoas, ansiedade tremenda, a incerteza...começam a ser confirmados os primeiros mortos...mais incerteza...as horas passam, a chuva cai, a desgraça não quer parar. Ela não tem noção que nós não a queremos! A chuva começa a abrandar, começam a aparecer imagens na tv...quase queremos acreditar que aquilo está na tv, tem que ser um filme de terror! Aos poucos as comunicações vão-se restabelecendo, ninguém das proximidades tem vítimas a relatar...um pouco de alívio...mas há tragédia por perto, mesmo não afectando aqueles que connosco lidam...essa tragédia não nos deixa aliviados...por dentro sofremos, a nossa ilha está dolorosamente ferida! Depois nunca estamos seguros...temos que regressar a casa, mas como? Cada metro de estrada lá fora é uma incerteza, há sempre um mal que nos ameaça! Cai a noite, tudo fica mais calmo e sei que não posso regressar a casa...felizmente tenho família que me acolhe...

Sinceramente na noite deste dia fatídico para muitos, ocorreram-me muitos pensamentos e sinceramente há sempre a vontade de culpar algo ou alguém! Será as divinidades que nos odeiam? Ou houveram erros? Terão sido as obras mal planeadas? Será culpa do Alberto João? Sim, não, talvez, não sei...mas alguém já nos tinha avisado, porque não ouvimos?

Aos poucos e com o passar do tempo e dos dias começamos a ter novas perspectivas. Olhamos para a desgraça com os nossos olhos e começamos a sentir-nos pequenos. A natureza é soberana. De repente olhámos para o mundo e somos capazes de distinguir o supérfluo daquilo que realmente interessa! Os nossos pequenos conflitos e os problemas antigos começam a parecer quase que idiotices! Casamento homossexual? Túneis no futebol? Escutas?

Neste dia consigo concluir que não tem fundamento culpar ninguém pelo sucedido. Erros existiram, devem ser apontados e evitados no futuro! Ninguém é perfeito, nada mesmo! A vida passa a ter mais sentido! Os madeirenses e os portugueses têm mostrado que não há tragédia que os abata, não há problema que os mande abaixo e que quando a tragédia acontece o melhor é mesmo ir para o terreno e limpar tudo, com tal vontade como se fosse para ontem! Há grandes feridas, verdade, vão levar anos a cicatrizar, sem dúvidas, mas o mundo está a ver um autêntico exemplo de um povo com carácter!

Orgulho em ser Madeirense e Português, sempre!

Vamos todos não votar no Carlos!

By Mike on 18:11

amostras de comentários (1)

Filed Under:

Uma das consequências de não limpar a caixa de e-mail é arriscarmos a apanhar com e-mails escusados! Eu faço mea culpa e admito a minha preguicite, mas de facto é desmotivante apagar um mail e saber que do nada surgiram 5 ou 6 novos!

Ora um dos mails escusados que recebi foi um peditório de votos no Carlos! Antes de tudo não conheço o Carlos. Nunca me foi apresentado e nunca o vi na vida. Dizem que actua nos Ídolos. Eu muito honestamente só vi excertos desse programa e sinceramente só me deu gozo assistir nas partes em que os indivíduos pagos pela produção do programa iam deliberadamente passar vergonha na frente de um júri, sendo insultados gratuitamente.

No dito mail pedem a maior votação de sempre para o dito Carlos. Dizem eles que o rapaz é original, tem personalidade (termo definido no mail como alguém que não se limita a imitar os cantores) e é o único a enquadrar-se num estilo pop. Bem, se bem percebo o objectivo daquilo (algo que o site oficial nem explica), é encontrar o melhor cantor de entre os indivíduos que se candidataram e prestaram provas. Ora o mail não faz nenhuma referência à voz do rapaz...supostamente não seria aí onde ele deveria ser o melhor? E quem é que se enquadrando num estilo pop consegue ser minimamente original?


Ora não sendo parvo, eu vou não votar no Carlos, antes de tudo porque não voto quando os outros dizem que é para votar em algo ou alguém. Fico sempre com um sentimento de repulsa e depois fico com vontade de apelar ao não-voto útil (sim poupam-se 60 cêntimos!). Mais, votar no Carlos porque tem personalidade ou é original por não imitar os outros não me convence. Quando se trata de música o mais importante é saber que podemos contar com um som que faça sentido. Quem o emite nunca deveria ser o mais importante, tenha muita ou pouca personalidade, mais ou menos estilo ou outras características exóticas!

Por fim digo que o exercício de se votar num programa como os ídolos é quase tão inútil como votar numas eleições europeias! Podem fazer alguém ganhar, mas depois será colocado em série por um conjunto de empresários e chulos, cantará uma letras escritas pelos mesmos que escrevem os argumentos de " Morangos com açúcar" e a probabilidade de fazerem algo único e memorável será tão remota como o Sporting ser campeão esta época! Para além que o programa em si atinge proporções monstruosamente ridículas!

PS: Se é alguém que gosta deste tipo de programas e até nem tem muita vida, reflicta antes de mandar um email destes! Lembre-se que um mail destes entope caixas de correio, ocupa espaço nos servidores da microsoft, contribui para o aquecimento global e até pode matar golfinhos!

Conferências de imprensa

By Mike on 00:43

amostras de comentários (0)

Filed Under:

Hoje em dia as conferências de imprensa estão em voga. Mas não, não é para informar nem nada parecido com isso. Hoje as conferências de imprensa são os espaços mais inúteis (na falta de melhor termo, diga-se) que podem ser preenchidos na televisão.

Ora como situação de estudo de caso temos a conferência de imprensa que Abel Xavier deu ontem (24/01/10).
Bem o homem afirmou que mudou de religião e que iria começar a fazer qualquer coisa de caridade e tal, que não percebi (sim eu estou a maldizer, mas a verdade é que não vi a notícia desde o início...mas é por isso que sou um "tuga" a preceito!).
Depois de três longos segundos de reflexão pensei: "pá fantástico, estou estupendamente infinitamente (e mais uma carrada de advérbios acabados em -mente) espantado, impressionado". Daí a 5 milissegundos outro pensamento chega: "wowwww uauuuuu... hummm... não tenho nada a ver com isso!!! Como é possível que usando cerca de 100 palavras diferentes não tenhas dito nada mais interessante que um papagaio que usa apenas 60?". No segundo seguinte chego a esta magnífica conclusão: "sinceramente Abel "Faisal" Xavier, deverias fazer uma conferência de imprensa se de facto um dia na tua vida decidisses fazer algo normal, do tipo usar papel higiénico após defecar ou rapar esse cabelo!".


PS: Admito o exagero em relação à parte em que me refiro ao cabelo. Talvez deixar de usar lixívia Varel resolvesse o problema...

João Lourenço: hãan???

By Mike on 14:18

amostras de comentários (0)

Filed Under:

Esta foi mesmo uma pérola que encontrei hoje! Sei que entrou em vigor o novo acordo ortográfico, mas nem com mil alterações...a respeito de uma notícia sobre o Benfica, no MaisFutebol (http://www.maisfutebol.iol.pt/comentarios/2/benfica/benfica-alan-kardec-eder-luis-mafra-liga-intercalar-maisfutebol/1114380-1456.html#n):

" ena pa mais uma derrota

eu pg nao tem golos do semgol pongolenos treinos para noticiar ou entao o ja famoso jogo do atira a bota ao stewart no tunel da luz pois nisso tem k falar so quando o dono mandar ,, tou pa ver se e publicado "


Há quem diga que quando se bebe não se conduz...acrescento, quando se bebe não se escreve!